O mobile banking ainda precisa evoluir nos EUA. Apenas 10% das interações feitas por correntistas de grandes bancos norte-americanos acontecem através de canais móveis, afirma pesquisa feita pelo Instituto de Administração Bancária (BAI) a pedido da SAS. As proporções de uso dos demais canais são as seguintes: agência (35%); call center (20%); web (19%); e ATM (16%).

A mesma pesquisa avaliou o grau de satisfação dos consumidores com o atendimento em cada canal. Enquanto 80% estão muito satisfeitos ou satisfeitos com o internet banking; 56% dizem o mesmo a respeito do mobile banking. Ou seja, ainda há uma preferência pela web sobre o mobile entre os correntistas norte-americanos de grandes bancos de varejo.

Foi verificado também qual o canal de autoatendimento preferido para cada tipo de operação bancária. No caso de consulta de salto e extrato, é a web, apontad por 54% dos respondentes; enquanto 18% preferem o celular; 10%, URA; e 5%, ATM – o restante (13%) não gosta de usar canais de autoatendimento para essa operação. No caso de transferências, de novo a web ganha do celular: web (55%); mobile (11%); URA (7%); e ATM (4%). E o mesmo acontece com pagamentos de contas: web (49%); mobile (10%); URA (7%); e ATM (2%).

O relatório mediu a penetração de oferta de serviços de mobile banking pelas instituições financeiras nos EUA. Neste caso, os números se referem não apenas aos grandes bancos de varejo, mas inclui também os pequenos e regionais. Do total de bancos verificados, 95% oferecem consulta de saldo pelo celular; 78%, transferência bancária entre correntistas da mesma instituição; 70%, pagamento de contas; 66%, alertas de movimentação financeira; 26%, pagamentos P2P; 10%, abertura de contas; 7%, bate-papo ao vivo com um atendente.

A pesquisa do BAI e da SAS pode ser encontrada neste link.

Brasil

Os resultados mostram que o Brasil está à frente dos EUA no que diz respeito à adoção de mobile banking. No Itaú, por exemplo, 16% das transações realizadas no primeiro semestre deste ano aconteceram em canais móveis. No Banco do Brasil, os canais móveis já respondem por mais que o dobro da quantidade de transações registradas pela web. E as agências concentram apenas 3% do total. Outro dado relevante sobre uso de mobile banking no Brasil foi revelado pela pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: 64% dos internautas brasileiros com smartphone e que possuem conta corrente acessaram seu banco através de app móvel pelo menos uma vez os últimos seis meses. As matérias referentes a esses e outros números referentes ao mercad brasileiro de mobile banking estão listadas abaixo.