O sistema de validação de dados com reconhecimento facial do Serpro, o Datavalid, tem atualmente 90 clientes privados. De acordo com Rodrigo Hjort, analista de data science da estatal, a soluções possui 70 milhões de imagens da CNH (base de condutores do Renach), 1,5 milhão de consultas ao mês e 99,38% de acurácia. Hjort participou do III Congresso de Data Science e Inteligência, organizado pela I2AI, nesta segunda-feira, 30, em São Paulo.

Atualmente, os dois principais clientes do Datavalid são Uber e Havan. Na Uber, a solução entrou para validar a identidade de motoristas. Por sua vez, a cadeia de lojas de departamento usa o Datavalid para reduzir fraudes e aumentar a oferta de crédito. Automatizada com a solução do Serpro, a liberação de crédito na Havan saltou de 33% para 71%.

Cases no governo

Outro destaque do Sepro é o seu chatbot interno que possui atualmente 45 mil usuários e acumula 200 mil atendimentos. Outras soluções de IA apresentadas por Hjort são usadas atualmente por órgãos do próprio governo, como:

– Um validador cognitivo de multa que detecta objetos. Batizado de Radar, o algoritmo classifica o carro por marca e modelo, extrai a placa e checa na base do Denatran

– Uma prova de conceito para AGU para validação de documento;

– Uma classificação de relatos para a Defensoria Pública da União (DPU) que define quem é o especialista (defensor) que tratará de cada assunto. Feita em processo de linguagem natural (PLN), a solução tem 90% de acerto;

– Outro modelo com PLN foi feito para a Receita Federal: uma categorização de 11 áreas a classificação de recursos de julgamentos. A solução teve 80% de acerto;

– Transcrição e classificação de boletim de ocorrência para o Ministério da Justiça, de áudio para texto. Ao todo foram transcritos para 300 mil documentos;

– E um bot para o Denatran com análise de sentimento das conversas realizadas, integração com WhatsApp e Telegram, e migração de voz para texto.

Vale lembrar, a Serpro é uma empresa estatal e oferta esses produtos por APIs para empresas públicas e privadas.