Audi Q8 SUV será usada nos testes

O Departamento de Transportas do estado de Virgínia, Estados Unidos, iniciou a instalação de seu sistema de rede celular veicular conectada a tudo (C-V2X ou Cellular-Vehicle-To-Everything, em inglês). A novidade é fruto de uma parceria do órgão do estado norte-americano com Qualcomm, Audi, American Tower. O consórcio foi anunciado em janeiro, mas começou a instalação efetivamente neste mês de setembro.

A proposta do grupo é melhorar a segurança de motoristas e pedestres em áreas de conserto de asfalto e informações de tempo do próximo semáforo, além de iniciar um caso de uso da tecnologia. Ainda participam da instalação o Virginia Tech Transport Institute (VTTI) e a Commsignia.

Na implantação da tecnologia, as empresas colaboram da seguinte forma: VTTI criou o software; Commsignia forneceu os equipamentos de rede na beira de estrada; American Tower proveu um modo neutro de conectividade; Audi forneceu o veículo Q8 SUV com o o sistema Audi Traffic Light Information (TLI) e plataforma de conectividade da Qualcomm C-V2X.

A banda de comunicação usada é de 5,9 GHz.

Como funciona

Com o CV2X, o motorista poderá ser alertado do trabalho de conserto em uma via pública. A outra solução consiste em uma contagem regressiva no painel do veículo para alertar quantos segundos faltam para o próximo semáforo passar da luz verde para a vermelha.

Vale dizer que a proposta do semáforo é nova e substitui o caso de uso: o aviso de cruzamentos em vias arteriais, aquelas ruas, avenidas ou alamedas que ligam bairros.

 

Exemplo de como funcionará os testes