Audi Q8 SUV será usada nos testes com chipset da Qualcomm

A Audi, a Qualcomm e o Departamento de Transportes da Virgínia apresentaram planos para instalar comunicações de veículo para tudo (CV2X ou Cellular-Vehicle-To-Everything, em inglês) na Virginia, nos Estados Unidos. Anunciada nesta quarta-feira, 22, a solução chegará às ruas do norte do estado a partir do segundo semestre de 2020.

Serão implantadas tecnologias wireless da faixa 5,9 GHz, disponibilizada pelo Federal Communication Commission (FCC) para alocar este tipo de solução. Inicialmente, a Qualcomm imagina dois casos de uso: alertar motoristas sobre zonas de trabalho e circulação de trabalhadores (pedestres); e aviso de cruzamentos em vias arteriais, aquelas ruas, avenidas ou alamedas que ligam bairros.

Para os dois casos serão usados o chipset Qualcomm 9150 CV2X em carros Audi Q8 SUV que portam o sistema Audi Traffic Light Information (TLI). Trata-se de um serviço com duas funções: na primeira, mostra, no visor do automóvel, um cronômetro que avisa quando o semáforo ficará verde; a outra função mostra onde estão os sinais de trânsito em cruzamentos nas ruas. Por sua vez, o Departamento de Transportes da Virgínia fará o desenvolvimento dos softwares para apoiar os dois casos.

Inicialmente, a ideia é disponibilizar o sistema CV2X para carros conectados e ônibus escolares no próximo ano. O intuito é fornecer a comunicação necessária entre veículos e a estrutura das vias.

Vale dizer, a Audi tem o TLI operacional em 25 cidades e 10 mil cruzamentos nos EUA.