A Google Play, loja de aplicativos móveis do Google, alcançou a marca de 700 mil títulos em seu catálogo, segundo informações da agência de notícias Bloomberg. Isso significa que ela está bem próxima de ultrapassar a App Store da Apple, que atingiu o mesmo patamar no mês passado.

Análise

As vendas de smartphones Android superaram aquelas de iPhones há muito tempo. O market share do Android entre smartphones está acima de 50% em mercados desenvolvidos como os EUA, de acordo com a commScore. Por isso, já era esperado que, mais cedo ou mais tarde, o acervo da Google Play superasse aquele da App Store. No entanto, existe ainda uma diferença no perfil do usuário desses sistemas, o que acaba influenciando a decisão dos desenvolvedores, dependendo do modelo de negócios de cada um: o usuário de iPhone costuma estar mais disposto a gastar com apps do que aquele com um smartphone Android, que prefere títulos gratuitos.

A respeito do tamanho dos catálogos, é preciso fazer uma ressalva. Entre essas centenas de milhares de apps publicados em ambas as lojas há muitos títulos desatualizados e também muito lixo – incluindo cópias baratas, conteúdo pirata e até mesmo malwares (no caso do Google Play).