A Uber (Android, iOS) anunciou o lançamento da opção de corrida compartilhada Uber Juntos, função que substitui o antigo Uber Pool, serviço que será gradativamente tirado da plataforma. Em seu novo formato, o passageiro terá que andar distâncias curtas para encontrar o motorista, além de ter que esperar por aproximadamente dois minutos o motorista.

Vale lembrar, a solução de caminhar um pequeno trecho vinha sendo testada no Pool, assim como deixar o cliente alguns metros antes, de maneira que agilizasse a corrida para os outros passageiros no serviço compartilhado e para economizar o gasto com combustível do motorista, além de integrar a Uber a outros serviços.

Como parte da mudança, a companhia expandiu o serviço para parte do Rio de Janeiro e de Niterói. Nota-se que o Aeroporto do Galeão e bairros como Acari e Recreio dos Bandeirantes ainda não foram contemplados no Uber Juntos.

Muito criticada pelos motoristas por trazer poucos benefícios e por ser perigoso, o serviço até então era liberado apenas para algumas regiões de São Paulo – em bairros considerados mais perigosos a solução não funciona. Por outro lado, a opção de corrida compartilhada é mais barata para os passageiros, tornando mais acessível o uso da plataforma.

No mundo, a corrida compartilhada da Uber é liberada para 40 cidades. Mais de 1 bilhão de viagens foram realizadas neste formato.