A Uber (Android, iOS) inicia um teste piloto voltado para mães, pais e responsáveis de menores de idade, o Uber Adolescentes. Na prática, os adultos convidam os jovens – de 12 a 17 anos – para criar uma conta no app sob sua guarda e conseguirem fazer pedidos de viagens para eles mesmos. Sempre sob a supervisão do responsável.

Para configurar a conta no Uber Adolescentes, o responsável deve convidar o menor de idade por meio do perfil familiar, que, por sua vez, deve baixar o app pelo link enviado e criar uma nova conta de adolescente e fazer todo o processo de conteúdo educativo de segurança. A conta, então, fica vinculada ao adulto.

Quando o adolescente solicitar uma viagem, seus responsáveis recebem o pedido e podem acompanhar em tempo real todo o trajeto, do embarque ao desembarque. Eles também podem ligar para o motorista, caso seja necessário. Vale dizer que a conta Uber Adolescente possui todos os recursos de segurança, como confirmação da viagem por código, gravação de vídeo da corrida e a opção de gravação de áudio de todas as viagens.

O recurso já pode ser encontrado nos Estados Unidos e no Canadá e chega no Brasil a partir desta quarta-feira, 31, nas cidades de Campinas, Sorocaba e São José dos Campos (SP), além de Cuiabá/MT, Curitiba/PR e Florianópolis/SC.