A Anatel aprovou, na última quinta-feira, 29, o uso da faixa de 1,5GHz, a chamada Banda L, para telefonia móvel (SMP), telefonia fixa (STFC), banda larga fixa (SCM) e o Serviço Limitado Privado (SLP).

A revisão regulamentar busca novas especificações para a faixa, que atualmente é utilizada apenas para garantir o funcionamento de satélites. Estudos apontaram que a banda L estava com diversas porções sem utilização. O objetivo da Anatel, portanto, é garantir um uso eficiente do espectro em sua totalidade.

“Trata-se do primeiro passo para um alinhamento do uso global de bandas. Com isso, o Brasil entra no mapa dos países que usam esta frequência, como partes da Europa e Estados Unidos. Este uso vai permitir ainda o desenvolvimento da indústria de ecossistema de terminais”, afirma Wilson Cardoso, CSO da Nokia no Brasil. Ele ressalta, porém, que se trata de uma alternativa de médio ou longo prazo no País, uma vez que ainda depende da estrutura de regulamentação da Anatel, que ainda não foi definida, ou seja, se será realizada por meio de outorga ou autorização.