O Magalu lançou oficialmente o seu comércio com inteligência artificial (AI Commerce, no original em inglês) via WhatsApp nesta terça-feira, 30. Neste começo, a varejista está disponibilizando a tecnologia para uma base de 1 milhão de usuários, conforme informação por Fred Trajano, CEO da companhia em seu perfil no Linkedin.

De acordo com o executivo, a solução foi batizada como ‘WhatsApp da Lu’ e usa uma arquitetura multiagente, multimodal e multiLLM com modelos proprietários do Google Cloud e códigos abertos da Magalu Cloud para entregar ao cliente uma experiência nova de compras por meio do app de mensageria.

Com isso, o CEO explicou que a avatar Lu pode entender de forma multimodal (texto, voz ou imagens) a necessidade do consumidor, assim como pode conversar e a oferecer as melhores opções de produtos ao comprador, da mesma forma que um vendedor.

Trajano reforçou que a tecnologia foi construída por múltiplas mãos, como a área de IA e de TI do Magalu, MagaluLabs, assim como Meta, WhatsApp e Bain & Company.

Lu da Magalu no WhatsApp

O AI Commerce da empresa foi apresentada com exclusividade ao Mobile Time por Caio Gomes, Chief Artificial Intelligent Officer (CAIO) da Magalu, durante o Superbots Experience 2025 em agosto deste ano. Na época, ainda estava em uso interno (Family and Friends, no termo em inglês).

Em seu perfil no Linkedin nesta quinta-feira, Gomes reforçou que todos os milhões de produtos do Magalu estarão à disposição do cliente no WhatsApp da Lu. E que o projeto demorou um ano e meio para ser feito.

Imagem principal: Avatar da Lu do Magalu com o AI Commerce no WhatsApp (crédito: Linkedin/Fred Trajano)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!