Marta Pudwell, do CETUC/ PUC-Rio (Foto: Izilda França)

É fundamental a participação de um integrador local em projetos de redes privativas móveis no interior, recomenda Marta Pudwell, coordenadora de integração do projeto Campo Conectado, do CETUC/PUC-Rio. 

“O integrador local cumpre um papel vital na manutenção das redes”, justificou Pudwell, durante apresentação no MPN Forum, seminário organizado por Mobile Time na última terça-feira, 29, em São Paulo.

Pudwell deu como exemplo as redes privativas nas fazendas Macuco e São Miguel, que fazem parte do projeto Campo Conectado. Um dos maiores problemas enfrentados são as frequentes faltas de energia, que acabem desconfigurando os equipamentos de rede. A reconfiguração exige a visita de um técnico, daí a importância de haver um integrador local. Esse papel pode ser exercido por provedores de Internet locais, por exemplo.

O projeto Campo Conectado leva soluções de IoT para o setor agrícola, conta com financiamento do BNDES e tem a participação de diversos parceiros, dentre os quais TIM, Arqia | Datora e American Tower.