Durante evento em Nova York, nos Estados Unidos, Mark Zuckerberg criticou a Apple e a forma como a companhia exerce controle sobre a App Store, nesta quarta-feira, 30. O CEO da Meta mostrou seu descontentamento com as regras de moderação da loja de apps, muitas vezes direcionadas a rivais.

“A Apple se destacou como a única empresa que está tentando controlar unilateralmente quais aplicativos entram em um dispositivo. Não acho que seja um lugar sustentável ou bom para se estar”, disse, na conferência The New York Times DealBook. A “grande maioria dos lucros no ecossistema móvel vai para a Apple”, opinou.

Ele comparou Apple e Google, destacando que esta deixa usuários fazerem download de apps em smartphones Android sem precisar ser necessariamente a Play Store. “Eles sempre fizeram isso para que você pudesse fazer sideload, ter outras lojas de aplicativos e trabalhar diretamente com os fabricantes de telefones”, afirmou. “Esse também tem sido nosso compromisso em como construímos nosso VR e o que planejamos fazer com nossos headsets AR.”

Um dos motivos pelo qual a Meta reportou um 2021 financeiramente decepcionante foi que a Apple atualizou suas políticas de privacidade naquele ano, tornando mais difícil que Facebook e outros apps baseados em anúncios conseguissem mirar usuários com publicidade. O negócio da Meta se baseia em coleta massiva de dados.

“Acho que o problema com o controle da plataforma é que a Apple obviamente tem seus próprios interesses”, comentou. “O fato de as empresas terem que entregar seus aplicativos exclusivamente por meio de plataformas controladas por concorrentes – há um conflito de interesses aí.”

Ele também comentou que o WhatsApp será seu próximo grande alvo de monetização, pois a plataforma é “basicamente inexplorada”, nesse sentido. Recentemente, o app de mensageria anunciou novos recursos como uma forma de se tornar uma ferramenta de negócios para empresas.