Bruno Ajuz, VP de marketing da Telecall

A Telecall, empresa que recentemente obteve a autorização da Anatel para atuar como operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês), pretende trabalhar como uma MVNA, ou seja, como uma agregadora de MVNOs. Para tanto, utilizará a rede da Vivo.

A empresa vai oferecer para as MVNOs todos os sistemas necessários para a sua entrada em operação. A primeira MVNO será própria, levando o nome Telecall, com lançamento previsto para o primeiro semestre deste ano.

Em conversa por e-mail com Mobile Time, Bruno Ajuz, vice-presidente de marketing da companhia, detalhou um pouco mais os objetivos da Telecall. O executivo explicou que há interesse também em fomentar MVNOs “em nichos de mercado com marcas fortes, com o conteúdo como diferencial e SVAs dentro do pacote”.  E também MVNOs no segmento de Internet das Coisas (IoT). “Nosso objetivo é se diferenciar no atendimento e na experiência do cliente, nas soluções e tecnologias inovadoras e nas ofertas diferenciadas, não oferecer mais do mesmo”, acrescentou.

A companhia ainda está definindo o modelo de negócios, mas  busca algo maleável, que pode ser baseado em revenue share ou profit share.

Questionado sobre o momento que a companhia entra no mercado de MVNOs, o executivo afirmou que vê o Brasil como um mercado promissor, e enxerga as iniciativas de operadoras virtuais europeias como exemplos de sucesso a serem seguidos: “O mercado europeu hoje, sem dúvida, é o mais maduro, e é nele que estamos nos inspirando e aprendendo bastante nos últimos anos. Hoje em dia, o Brasil ainda é um dos países com a menor penetração das MVNOs. A meu ver, o modelo de negócios inicial no Brasil começou de uma forma que, julgo, não ser interessante para o cliente final; mais como white label do que sendo uma MVNO real”.

Histórico

A Telecall atua há mais de 20 anos  no mercado de telecomunicações. Começou na época do callback, depois trabalhou com VoiP, e hoje tem licenças de SCM (Internet), STFC (Telefonia Fixa) e SMP (Telefonia Móvel). Com rede própria de fibra e um backbone de 600 km, a Telecall oferece serviços corporativos de telecomunicações, como IPBX, Wi-Fi, Internet dedicada, link de Internet para eventos, Internet banda larga, ponto a ponto e serviços de data center (collocation). A empresa mantém escritórios em Miami, Lisboa e Rio de Janeiro, e está conectada a uma rede de 600 operadoras internacionais para oferecer dados, voz e SMS.

Equipe da Telecall: Bruno Ajuz, VP de marketing; Marcelo Duarte, diretor comercial wholesale; Cleber Ajuz, presidente; Allan Ajuz, CEO Telecall USA; Roni Wajnberg, diretor comercial; Angelo Paiva, diretor comercial Telecall USA