|Publicado no Teletime| A quinta geração de redes móveis avançou no ano passado. Esse número alcançou 20,5 milhões de clientes – 3,5 vezes maior que o valor registrado pela Anatel em dezembro de 2022. Ao todo, foram 14,77 milhões de novos acessos 5G ativos. Os dados da agência também mostram que 75% desses acessos (ou 15,4 milhões) são de clientes do pós-pago.

Claro e Vivo fecharam dezembro de 2023 com fatias similares no mercado de 5G: 37,6% e 37,1%. Já a TIM respondeu por 25,4% dos acessos nesse mesmo período. Para efeito de comparação, em 2022 a Claro fechou o ano abocanhando 42,9% das linhas 5G, contra 34,2% da Vivo e os 22,9% da TIM.

Em números absolutos, foram 7,7 milhões de novos clientes 5G na Claro em 2023, 7,6 milhões na Vivo e 5,2 milhões de novos acessos de quinta geração na TIM.

Entre as tecnologias que perderam acessos ara o 5G está o próprio 4G, principal meio de acesso móvel entre os brasileiros. As redes do gênero perderam 1,6 milhão de acessos em 2023, encerrando o ano com 194,3 milhões de linhas 4G (incluindo acessos M2M e PoS).

Além da maior oferta de smartphones compatíveis com a tecnologia, outro fator que pode explicar o crescimento 5G expressivo foi o avanço da presença do serviço em cidades brasileiras mais populosas. O País encerrou 2023 com 282 cidades com a rede ativa e mais de 16 mil estações rádio base (ERBs) em funcionamento. Além disso, 3.079 municípios brasileiros já estão com  a faixa de 3,5 GHz liberada para uso da tecnologia.

Mercado móvel

O número de acessos da telefonia móvel (contabilizando todas as gerações de rede) foi de 256,2 milhões em 2023. Isso significa 4,3 milhões de novos acessos – um salto de 1,7%. Esse número também inclui a as tecnologias M2M e PoS, que cresceram 10,2%.

Já os números referentes apenas às linhas tradicionais de celular, também chamadas de “padrão”, não impressionam. É que na comparação com 2022, o ano passado terminou com apenas 0,2% de acessos a mais. Foram 330 mil linhas novas ativadas.

Assim, o Brasil registrou 213,2 milhões de acessos “padrão” em 2023, contra 212,9 milhões em 2022.

Pós-pago e Pré-pago

O número de clientes pós-pago continua crescendo no Brasil. Em 2023, foram 4,7 milhões de novas assinaturas em relação a 2022 – totalizando 105,8 milhões de acessos.

Entre as grandes operadoras, a Claro foi a que mais ganhou clientes no pós em 2023: 3,2 milhões a mais. A Vivo adicionou 2 milhões de acessos e a TIM foi a única das três que fechou o ano no negativo nessa modalidade, com cerca de 340 mil linhas a menos.

Por sua vez, o pré-pago segue em queda e fechou o ano passado com 107,4 milhões de acessos, após menos cerca de 4,4 milhões de chips.

Em 2023, o número de acessos pós-pago por operadora foi:

  • Vivo: 45,9 milhões;
  • Claro: 36,5 milhões;
  • TIM: 22,5 milhões.

Em 2023, o número de acessos pré-pago por operadora foi:

  • TIM: 33,6 milhões;
  • Claro: 35,4 milhões;
  • Vivo: 37,2 milhões.

(Colaborou Henrique Julião)