Para 86% dos executivos de TI no Brasil, as áreas de compliance e segurança são importantes para o desenvolvimento de APIs dentro das empresas. Uma pesquisa da CA Technologies feita em parceria com a Freeform Dynamics revelou que a proteção das informações corporativas é uma das principais preocupações na aplicação de novas tecnologias de desenvolvimento.

No entanto, apenas 32% dos entrevistados disseram que realmente fazem proteção aos dados. O percentual da pesquisa é bem parecido com a média mundial: 85% disseram que a segurança é importante, mas só 28% realmente a adotam.  Ao todo, foram entrevistados 1.442 executivos de TI em 16 países de nove setores da economia.

Os executivos ainda disseram que 66% deles possibilitam o acesso aos dados por desenvolvedores externos e 73% exploram serviços de terceiros para a construção de APIs.

No Brasil, 79% das empresas disseram investir em aplicativos baseados na web, 74% em apps móveis e 79% em sistemas de back-office. Novamente, a média global é similar: 79% em back-office, 78% em apps de web e 76% em apps móveis.

O estudo da CA ainda revela que 79% das companhias brasileiras que investem em APIs expandiram seu alcance digital; 78% reduziram custos e riscos de TI; 78% entregaram uma melhor experiência do usuário; 74% são capazes de monetizar seus dados; e 71% entregam aplicativos mais rapidamente. Os números são similares àqueles registrados na média mundial.