Wabi

Foto: Stella Ribeiro/Divulgação

O Wabi (Android, iOS), marketplace digital voltado para pequenos estabelecimentos comerciais de bairro lançado no começo do ano passado no Rio de Janeiro e em São Paulo, registrou 618 mil pedidos e R$ 21,3 milhões em vendas em 2020. Criado pela Coca-Cola, o Wabi serve de porta de entrada no mundo do comércio eletrônico para pequenos comerciantes. O app tem um sistema próprio de pagamento, chamado WabiPay. Não é cobrada nenhuma taxa do lojista. 

O consumidor que baixa o Wabi consegue ver no mapa apenas os estabelecimentos disponíveis perto da sua residência. Os pedidos são feitos e pagos dentro do app.

A plataforma inclui ainda outro aplicativo, o Wabi2B (Android, iOS), que conecta pequenos comerciantes de bairro a distribuidores e atacadistas, para a compra de produtos. No ano passado, no Rio de Janeiro e em São Paulo, o Wabi2B registrou 5,5 mil pedidos a 30 empresas, movimentando R$ 3 milhões.