A Arqia está trabalhando em provas de conceito (PoC) de redes privadas móveis em cinco fazendas usando licenças de 5 MHz + 5 MHz na faixa de 700 MHz, frequência que permite uma cobertura ampla com poucas estações rádio-base (ERB). Um dos testes está acontecendo na Fazenda Macuco, em Santiago do Norte/MT.

“Uma grande operadora não teria condições de atender pelo tamanho desses projetos, que são pequenos. Então entram empresas como a gente. Oferecemos desde o IoT até o serviço de comunicação na própria fazenda”, explica Tomas Fuchs, CEO da Arqia, em entrevista para Mobile Time.

MVNOs

Outra área que a Arqia aposta é a atuação como agregadora de operadoras móveis virtuais (MVNOs) credenciadas, com foco especialmente em provedores de Internet (ISPs). Hoje a companhia tem 15 projetos de MVNOs contratados, alguns deles em soft launch e outros ainda em planejamento, e vários outros em negociação, diz Fuchs.

“Com a chegada do 5G, os ISPs percebem que precisam oferecer uma solução triple play ou quad play. Então, vemos o pessoal interessado em projetos de MVNOs. Querem aumentar o ARPU dos seus clientes. Se o provedor vende banda larga de R$ 100, pode vender duas linhas móveis por residência. Assim, adiciona valor agregado ao cliente”, comenta o CEO da Arqia. Ele entende que a oferta de mobilidade pelos ISPs é um movimento para se defenderem do aumento da competição que virá para o interior do Brasil com a Oi capitalizada e investindo em fibra óptica.

Fuchs lembra que há também uma expectativa de que os preços no atacado para as MVNOs melhorem com a oferta pública prevista como um dos remédios exigidos pelo Cade para aprovar a venda da Oi.”O Brasil não pode ter apenas 1% do share (de linhas móveis) com MVNOs, enquanto a Colômbia tem 7%. Alguma coisa está errada. Acredito que o preço seja uma das questões”, analisa.

Arqia

Tomas Fuchs, CEO da Arqia. Foto: divulgação

Fórum de Operadoras Inovadoras

Fuchs participará de um painel sobre o mercado brasileiro de MVNOs durante o 5º Fórum de Operadoras Inovadoras, seminário presencial organizado por Mobile Time e Teletime nos dias 5 e 6 de abril, no WTC, em São Paulo. A agenda e mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.operadorasinovadoras.com.br