A Arqia Datora está ampliando a sua atuação como MVNE (Mobile Virtual Network Enabler) para provedores de Internet no Brasil interessados em adicionar o serviço de telefonia móvel a seus portfólios. Dois primeiros contratos já foram fechados, um com a FoneLight, de Varginha/MG, e outro com a Um Telecom, de Fortaleza/CE. A Arqia Datora espera fechar contrato com pelo menos mais cinco provedores de Internet até o final do ano, informa seu diretor executivo, Eduardo Resende, em entrevista para Mobile Time.

“Em geral são provedores com fibra óptica e atuação regional, no interior do País, e que agora querem agregar ao portfólio o produto móvel (tanto voz quanto dados). Isso é uma tendência do mercado de ISPs, pois esses provedores conhecem bem o mercado onde atuam”, comenta o executivo.

A Arqia Datora trabalha hoje como MVNO na rede da TIM e possui um core próprio, virtualizado. A empresa estuda a participação no leilão de 5G, caso haja licenças regionais a preços acessíveis para operadoras de pequeno porte.