A Multilaser e a Going 2 Mobile apresentaram nesta terça-feira, 31, um novo dispositivo que permite fazer o diagnóstico do carro para o motorista e acessá-lo através da tela smartphone. É o Carrorama by Multilaser, sistema que deve chegar aos 100 mil usuários no Brasil antes do final de 2016. Nesse projeto, a Multilaser entrou com a parte do hardware que fica conectado ao carro – On-Board Diagnostic (OBD) –, e a Going 2 Mobile fornece a parte do software através do aplicativo Carrorama by Multilaser (Android).

O CEO da Going 2 Mobile, André Machado, explica que a ideia surgiu em 2013, mas foi apresentada durante o Salão do Automóvel em São Paulo do ano seguinte. Encontrou na fabricante o parceiro que decidiu investir na ideia e trazer o dispositivo OBD da China e adaptá-lo, com os desenvolvedores do sistema ganhando uma parcela das vendas (royalties).

O dispositivo OBD, um pouco menor que a palma da mão, fica conectado em uma parte do painel do carro. Com a necessidade de conexão em dados móveis apenas no cadastro – o resto da conexão pode ser feita off-line –, o usuário conecta seu smartphone com o dispositivo via Bluetooth para receber até 40 dados de seu automóvel, incluindo temperatura, rotação do motor e nível do combustível.

O sistema, inicialmente apenas a partir do Android KitKat (4.0), suporta em sua maioria carros fabricados a partir de 2010. Machado afirma que em carros mais novos, o app consegue mostrar o percentual de etanol na gasolina após cinco quilômetros.

Apelo ao bolso

O produto custará R$ 149,90. “Nosso produto está embrionário, mas estamos abertos para parcerias. Nós desenvolvemos esse produto para Brasil. Ele tem o apelo de baixo custo. É importante para o momento do brasileiro e para donos de carros populares”, diz Machado. “O cenário vai nos nortear sobre os próximos passos do negócio. O mercado que vai dizer se entraremos em infoentretenimento e espelhamento”.

Sobre atualizações, o executivo afirma que durante os próximos 365 dias os updates devem ficar exclusivamente para o aplicativo, sem necessidade de atualização no sistema do OBD. Ele ainda descarta uma internacionalização do produto neste primeiro momento, mas, ressalta que os primeiros downloads do Carrorama vieram dos Estados Unidos.

Na pré-venda e com apenas a divulgação de uma foto nas redes sociais, o OBD da Multilaser já teve mais de 1 mil pedidos. Ao todo, 10 mil unidades do dispositivo devem chegar às lojas do varejo brasileiro e no e-commerce da Multilaser até o dia 15 de junho.