A 99 (Android, iOS) apresentou uma nova categoria de corridas com carros individuais, a 99 Comfort. Esse novo serviço permite ao consumidor fazer suas viagens em carros mais novos e mais espaçosos, enquanto os motoristas ganham 25% a mais em relação ao principal serviço de transporte do app, o 99Pop. Note-se que a solução é bem similar ao Uber Select. Ou seja, a companhia pretende acirrar ainda mais a disputa com sua rival.

Apresentado na última quinta-feira, 31, o serviço começará em regime piloto em Porto Alegre e depois será expandido para outras capitais brasileiras. De acordo com a empresa, o serviço também servirá para passageiros que demandam por mais espaço para bagagem no porta-malas.

Estações

Outra novidade apresentada pela empresa é a integração entre o metrô de São Paulo e a 99. Agora, os usuários do 99Pop terão desconto ou preço fixo em corridas saindo de três estações do metrô paulistano. Na estação Eucaliptos, os usuários poderão pagar R$ 4,99 para corridas até o Aeroporto de Congonhas; enquanto corridas ‘de e para’ as estações São Paulo-Morumbi e Brooklin terão 30% de desconto.

Pesquisa

Além das novidades no app, a companhia controlada pela chinesa DiDi Chuxing apresentou um estudo feito em parceria com a Ipsos. Nele, foi revelado que modais emergentes – como carros por aplicativos – já estão inseridos na rotina do brasileiro: 18% afirma ter utilizado aplicativos na semana anterior à entrevista.

A pesquisa revela ainda que os brasileiros usam pelo menos três meios de transporte na semana. Na questão de múltipla escolha, 70% dizem que andam a pé, 46% usam ônibus e 43%, carro particular, além dos 18% que usam apps de corrida.

Para o relatório foram realizadas 1,5 mil entrevistas domiciliares, com população de 18 anos ou mais, entre 29 de abril e 8 de maio. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. A pesquisa foi feita em todas as regiões do País.

Outro destaque do documento é que 38% dos brasileiros associam os serviços de transportes individuais a ambientes limpos e confortáveis. Além disso, 11% dos usuários que disseram que tinham carro deixaram de ter nos últimos cinco anos. Os gastos com veículos foram as razões mais citadas por esses entrevistados.