Para Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, o mercado da companhia na América Latina está bem acirrado na disputa com a 99 e outros players, porém está se estabilizando

A receita da Uber (Android, iOS) na América Latina teve uma queda 13% no primeiro trimestre de 2019, de US$ 518 milhões para US$ 450 milhões. De acordo com Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, o mercado da companhia na região está bem acirrado na disputa com a 99, porém, está se estabilizando.

“Na América do Sul, e em especial no Brasil e no México, vimos uma entrada mais competitiva da DiDi (controladora da 99) e de outros players. No entanto, ainda não podemos prever se o cenário melhorará ou piorará para nós”, disse o executivo em conversa com analistas de mercado na última quinta-feira, 30. O crescimento do 99 e a queda do Uber foram identificados pela pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel no Brasil, divulgada em abril passado.

A Uber fechou o primeiro trimestre de 2019 com uma receita líquida de US$ 3,1 bilhões, aumento de 20% ante US$ 2,5 bilhões em 2018. Os gastos operacionais saltaram de US$ 3 bilhões para US$ 4,1 bilhões, 36% de incremento. A companhia registrou um prejuízo líquido de US$ 1 bilhão contra um lucro líquido deUS$ 3,7 bilhões do primeiro trimestre de 2018.

Nelson Chai, CFO da Uber, lembrou que 2019 será um ano de investimentos. A empresa focará, sobretudo, na expansão global dos seus negócios, com o desenvolvimento de produtos de longo prazo e diferenciação tecnológica.

Carteira móvel

Um desses “produtos de diferenciação tecnológica” que a Uber apresentou recentemente e tornou-se uma aposta de longo prazo é a sua carteira móvel, a UberCash. Chai disse que vê potencial na solução para mercados em desenvolvimento e citou como exemplo o Brasil. O CFO ressalta que, embora 87% do mercado é composto por pagamento instantâneo (in-app), o mercado brasileiro da Uber é basicamente formado por pagamentos em dinheiro.

Para Chai, o fato de o mercado brasileiro da Uber ser em moeda física traz importância ao UberCash e seus usuários e associados, principalmente os motoristas que precisam de mais uma camada de segurança para evitar assaltos e furtos. Contudo, o executivo não descarta levar a UberCash para outros segmentos e lembra que um dos investidores da Uber em sua recente IPO foi a PayPal.

Operação

Na operação, a Uber registrou 93 milhões de usuários ativos ao final do primeiro trimestre de 2019, ante 70 milhões do ano anterior, um aumento de 33%. A companhia realizou 1,5 bilhão de viagens (média de 17 milhões de viagens por dia) ante 1,1 bilhão de um ano antes, um incremento de 36%.