O Moovit, aplicativo móvel para Android e iOS com informações de transporte público em tempo real, terá uma novidade em sua versão carioca: dados sobre as barcas que fazem a travessia Rio-Niterói. Em breve, quem acessar o app na capital fluminense poderá conferir os horários de partida e chegada de cada embarcação, além das condições dos veículos, fornecidas pelos passageiros que estão a bordo. O serviço foi lançado esta semana no Rio de Janeiro, inicialmente com informações sobre ônibus, trens e metrô. A meta é atingir 250 mil usuários na capital fluminense até o fim deste ano.

No Brasil, o Moovit foi originalmente lançado em São Paulo, em dezembro passado. O app acumula até o momento 70 mil usuários na capital paulista. Há planos de expansão para outras cidades brasileiras. A próxima depois do Rio deve ser Curitiba, ainda este ano.

O Moovit oferece informações dos trajetos e horários de transportes públicos, fornecidos pelas respectivas concessionárias, mas também dados em tempo real sobre as condições dos veículos atualizados pelos próprios passageiros através do celular. É possível informar sobre a lotação, a limpeza do veículo e a educação do motorista, assim como a presença de ar condicionado e entrada adequada para cadeirantes. O app também apresenta as estações de trem e metrô e os pontos de ônibus sobre um mapa. E permite traçar rotas até o destino do usuário, indicando as várias opções de transporte público.

O Moovit foi desenvolvido em Israel e está presente em várias cidades do mundo.