A Apple informou nesta quarta-feira, 31, que o ecossistema de desenvolvedores da App Store movimentou US$ 1,1 trilhão em vendas e assinaturas no mundo em 2022, um crescimento de 29% comparado aos US$ 868 bilhões de 2021. Contratado pela Apple junto à Analysis Group, o estudo indica que 91% desse valor foi obtido fora da loja de apps e, portanto, a Apple não teve comissão na vasta maioria dos ganhos no marketplace.

Recortando esse valor, US$ 910 bilhões (81%) foram com vendas de produtos ou serviços físicos via apps, US$ 109 bilhões (10%) foram oriundos de publicidade in-app e US$ 104 bilhões (9%) vieram de vendas de produtos ou assinaturas digitais.

Setores

Dados globais da App Store por setores (reprodução: Analysis Group)

Por categoria, o comércio de produtos físicos e serviços cresceu 34%; a publicidade in-app, 24%; os pagamentos digitais, 9%; e os produtos e serviços digitais, 2%. Dentro de produtos e serviços se destacam duas áreas: as vendas em apps de viagens (+84%) e corridas (+45%) que tiveram forte alta com o fim das restrições físicas da pandemia do Novo Coronavírus.

Regiões

Dados globais e totais da App Store por região (reprodução: Analysis Group)

Dos principais mercados da empresa, a região que mais consumiu e cresceu na App Store foi a China, com US$ 570 bilhões, um incremento acima de 50% contra 2021. Estados Unidos aparece na sequência com US$ 273 bilhões, um aumento de 18%. A Europa registrou um crescimento de 2%, com US$ 120 bilhões.

15 anos de App Store

Comparativo de categoria de apps entre 2008 e 2022 (reprodução: Analysis Group)

O documento também traz os dados acumulados dos últimos 15 anos de operação da App Store. Foram 370 bilhões de downloads desde 2008 e, no final de 2022, havia 123 vezes mais apps que no primeiro ano de existência do marketplace. Por exemplo:

  • Eram 3,2 mil apps de games em 2008 e em 2022 eram 220 mil;
  • Em negócios, a App Store começou com 350 apps e alcançou 190 mil no ano passado;
  • Em educação, o salto foi de 1 mil para 170 mil apps em 15 anos;
  • Em saúde e fitness eram 430 apps em 2008 contra 90 mil em 2022.

650 milhões de usuários visitam a App Store por semana. Os usuários baixaram 15 vezes mais apps em 2022 comparado a 2009. E 690 milhões de contas fraudulentas foram desativadas desde 2020.

5 bilhões de transações fraudulentas foram bloqueadas desde 2020. Também desde 2020, 950 mil apps foram rejeitados por violação de privacidade.

WWDC

Os dados da App Store aparecem dias antes do principal evento da Apple para desenvolvedores, o WWDC, que inicia no próximo dia 5 de junho a partir das 14h no horário oficial de Brasília (10h no horário da costa oeste dos EUA, uma vez que o local do evento é na Califórnia).