As tendências de consumerização de TI e BYOD (Bring Your Own Device) – ambas marcadas pela possibilidade dos funcionários escolherem os dispositivos de acesso à rede corporativa – têm criado novos desafios para as empresas. Do lado dos CIOs e gestores de TI, um dos dilemas é atender à necessidade dos usuários de acessar os sistemas corporativos a qualquer hora e local, em especial, por meio de aplicativos móveis.

Um recente levantamento realizado pela empresa de pesquisas Vanson Bourne, com 590 CIOs e diretores de TI de nove países – dos quais 100 deles no Brasil –, demonstra que esses executivos projetam um aumento de 50% no número de aplicativos de negócios que precisam estar acessíveis por dispositivos móveis nos próximos três anos.

A mesma pesquisa mostra, por outro lado, que os CIOs acreditam que as equipes de desenvolvimento, sejam internas ou terceirizadas, estão sofrendo para entregar aplicativos de negócios móveis no prazo desejado. Prova disso é que, entre os entrevistados, 79% deles calculam que levam em média cinco meses para atualizar esse tipo de aplicativo para novas versões dos sistemas operacionais. Enquanto que, por outro lado, os fornecedores realizam atualizações dos sistemas, em média, a cada dois meses.

Esse descompasso entre as demandas dos usuários por mobilidade e a capacidade de entrega dos departamentos de TI das empresas deve-se a diversos fatores. Entre as barreiras estão sistemas legados que dificultam o processo de migração dos aplicativos para ambientes móveis e aumentam os custos associados a esse processo.

Como reflexo, o estudo da Vanson Bourne mostra que um dos desafios apontados por 78% dos CIOs é que os sistemas de negócio que vão alimentar os aplicativos móveis estão armazenados em mainframes. O que aumenta os custos e os riscos associados aos projetos.

A solução para esses dilemas está em investir nas ferramentas que preservem e protejam os investimentos legados, ao mesmo tempo em que reduzam os custos e riscos associados à modernização e adaptação dos sistemas corporativos. Em outras palavras, para os CIOs e diretores de TI que quiserem ter sucesso nesse novo momento, em que são pressionados a oferecer cada vez mais aplicativos móveis para funcionários e clientes, a única alternativa é adotar soluções voltadas à modernização, teste e gerenciamento de aplicações.