O Twitter (Android, iOS) volta atrás e está restaurando as marcas de verificação azul (blue tick, em inglês) para grandes contas, o Twitter Blue, mesmo que não tenham pago pelas assinaturas.

Ao longo do último fim de semana (22 e 23 de abril), contas com mais de 1 milhão de seguidores recuperaram a marca azul de verificação, como o escritor Neil Gaiman e o jogador de futebol Riyad Maharez, que se surpreenderam com a novidade já que ninguém pagou pelo sinal, segundo reportagem do TechCrunch.

Em seu perfil na rede social, o ator Ron Perlman, escreveu: “Só para constar, não assinei o Twitter, azul, nem nunca. Caro Elon: Pessoas assustadoras fazem coisas assustadoras. Atenciosamente, Rony”.

 

O mesmo aconteceu com tantas outras contas, como a do Intercept Brasil. “AVISO: o Intercept Brasil perdeu seu selo de verificação e agora ele voltou. Não nos inscrevemos no Twitter Blue nem pagamos por ele”

Recentemente, Elon Musk, CEO do Twitter, ameaçou e cumpriu a promessa de remover as marcações azuis de verificação de contas da rede social. Entre as que perderam estavam as do Papa Francisco e das cantoras Lady Gaga e Shakira. Na semana passada, Musk disse que estava “pagando pessoalmente” pela assinatura de algumas contas como Lebron James, Stephen King e William Shantner. E, conforme o site The Verge, o Twitter também restaurou verificação de contas de personalidades que já faleceram, como de Barbara Walters, Michael Jackson e Chadwick Boseman.

Em março, de acordo com o site do NYTimes, o Twitter estava considerando distribuir a marca azul de verificação de conta para 10 mil empresas e marcas. Segundo o TechCrunch, não está claro se o Twitter está replicando a mesma política com as contas pessoais.

O Twitter também estaria pedindo às marcas que paguem pela verificação para veicular campanhas publicitárias na plataforma, como uma forma de ganhar algum dinheiro.

Vale dizer que o Twitter cobra US$ 1 mil para a verificação de conta de organizações. O valor não é reembolsável, mesmo se a aplicação for rejeitada.

Apesar da grande aposta do Twitter Blue, a ferramenta de verificação de conta da rede social arrecadou US$ 11 milhões nos primeiros três meses após seu lançamento, em dezembro.