As tentativas de ataques em escritórios remotos (RDP) tiveram alta de 78% até agosto deste ano entre os usuários da Kaspersky, se comparar com o mesmo período no ano passado. O Brasil lidera com 5 milhões de bloqueios feitos pela empresa de segurança, seguido por Colômbia, com 1,8 milhão, e México, com 1,7 milhão.

Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe de investigação e análises da Kaspersky para América Latina, alertou que os criminosos digitais têm aumentado ataques nesses segmentos, pois os empregados migraram para o home office e muitas empresas não se preocuparam em proteger os sistemas.

“Poucas companhias pensam na comunicação segura. Como resultado, vimos um aumento de ataque em escritório remoto: 15 milhões de tentativas de ataques foram contabilizados apenas em fevereiro. Não sabemos como terminará o ano, mas vemos um avanço neste tipo de ataque”, afirmou Betuzhev.

“Do mesmo modo que aprendemos a sobreviver em uma nova realidade do novo coronavírus (Sars-Cov-2), como lavar as mãos e usar máscaras, nós também temos que aprender a ter proteções em RDP”, completou.

Indústrias

A Kaspersky notou ainda incremento de ataques em indústrias. De acordo com o executivo, a companhia contabilizou 10 mil ataques neste setor nos últimos oito meses (1,15 ataque por hora) na América Latina.

A principal fonte desses ataques são estações de trabalho (90%) com Windows ou Linux. Contudo, servidores e equipamentos de Internet das Coisas (IoT) também são alvos em menor escala. Golpes financeiros, programa de espionagem, ferramentas de administração remota e até o Wanna Cry (crypto-ransomware) são usados pelos hackers.

A companhia não abre os dados da base de usuários na América Latina, mas afirma que possui 240 mil clientes do segmento corporativo globalmente.