Em 2018, praticamente dobrou a quantidade de ataques que usam software mobile maliciosos, em comparação com o ano anterior, passando de 66,4 milhões para 116,5 milhões em 2018, segundo relatório do Kaspersky Lab divulgado nesta semana. O estudo, que teve como base as tentativas de ataques contra os usuários de aplicativos da empresa de segurança, ainda detectou uma queda de 410 mil no total de pacotes maliciosos instalados, baixando para 5,3 milhões.

Por sua vez, a quantidade de usuários protegidos de ataques teve um incremento de 710 mil, totalizando 9,8 milhões no último ano.  Do Brasil, 14% dos usuários da Kaspersky sofreram ataques, mas estão bem longe dos 44% dos usuários iranianos, por exemplo.

O tipo de malware mais usado pelos atacantes foi o Risk Tool, uma aplicação que pode esconder arquivos ou terminar processos em dispositivos móveis. Contudo, percebe-se um movimento dos hackers para enviar mais trojan droppers, um malware usado para distribuir outros tipos de malware. Também cresceu o uso de aplicativos maliciosos de cavalo de troia via SMS.

Ainda vale notar que 80 mil usuários foram protegidos de ataques de ransomware em mais de 150 países. E foram detectados 151 mil trojans bancários e 60 mil variações de ransomware.