A AT&T México implementou uma rede sem fio LTE privativa no terminal APT Terminals em Puerto Progresso, em Yucatán. A fornecedora parceira foi a Nokia, que usou sua plataforma Nuvem de Automação Digital (DAC) – que oferece conectividade de nível industrial e capacidade de computação de borda, permitindo a transformação digital do terminal marítimo.

A Nokia DAC é uma plataforma de computação sem fio de ponta a ponta, projetada para atender aos requisitos de missões críticas em indústrias com uso intensivo de ativos, como terminais portuários.

A rede privativa fornece conectividade de banda larga usando 4G abrangente, menor latência e maior previsibilidade em docas e estaleiros. Conecta centenas de trabalhadores, sensores, equipamentos e veículos, em uma área de 11,5 hectares.

A Nokia DAC fornece conectividade sem fio de nível industrial para o novo Sistema de Operação Virtualizado APM Terminals Yucatán e permitirá casos de uso futuros, como operação remota e autônoma de guindastes em docas e estaleiros. Futuramente, também permitirá a implementação de novos recursos no terminal da APM Terminais.

Esta foi a primeira rede privada para a unidade de negócios da AT&T México. Já a Nokia implantou redes de missão crítica para mais de 2,2 mil clientes corporativos nos setores de transporte, energia, grandes empresas, manufatura, portos, webscale e setores públicos em todo o mundo. A fornecedora finlandesa também levou sua expertise a mais de 485 clientes de redes privativas sem fio em vários setores ao redor do mundo.