A corrida pela tecnologia 5G nos Estados Unidos continua com o anúncio do lançamento “nas próximas semanas” do serviço pela AT&T. A operadora norte-americana confirmou durante teleconferência de resultados financeiros nesta quarta-feira, 24, que a rede móvel de quinta geração deverá iniciar pelo menos em “partes de 12 cidades”, notadamente Atlanta, Houston, Nova Orleans, Oklahoma City e Dallas. Mais sete deverão começar a oferecer o serviço no começo de 2019, incluindo Las Vegas, Los Angeles, São Francisco e Orlando.

O serviço da AT&T foca em ondas milimétricas de 28 GHz. Como não há ainda handsets disponíveis, a rede 5G deverá proporcionar o acesso fixo-móvel (FWA, na sigla em inglês), servindo mais como alternativa à infraestrutura legada de cabo e cobre do que propriamente como serviço móvel pessoal. E, enquanto não conta com cobertura no restante do território norte-americano, a empresa também anunciou que chegará a 24 cidades com licença de acesso assistido com 4G (LTE-LAA) até o final do ano. Além disso, investe no chamado “5G Evolution” (na verdade, utilizando LTE-Advanced), que consegue velocidade teórica de 400 Mbps atualmente.

Para permitir a implantação de 5G, a companhia também investe em backhaul, aproveitando a expansão do acesso fixo FTTH. A operadora diz ter uma infraestrutura com 18 milhões de premissas de fibra, com plano de chegar até metade de 2019 passando 22 milhões de unidades com fibra, dos quais 14 milhões serão de residências, e 8 milhões de corporativos.

No terceiro trimestre, a AT&T acumulou US$ 45,7 bilhões em receita, um aumento de 15% no comparativo anual. A companhia registrou ainda US$ 6,5 bilhões em fluxo de caixa livre no trimestre, um aumento de 14% em relação ao ano passado.