Cada família brasileira participa, em média, de quatro programas de fidelidade diferentes. São programas ligados a cartões de crédito, redes de farmácia, operadoras de telefonia, companhias aéreas, clubes de futebol, seguradoras etc. Estima-se que 15% das famílias brasileiras participem de algum desses programas, o que é pouco se comparado com o mercado norte-americano, onde a penetração é de 70%, com média de 18 programas por família, e o volume de pontos e milhas representa, em dinheiro, cerca de 20 vezes mais que no Brasil. Porém, a tendência é de crescimento por aqui. E conforme isso acontece vai ficando mais difícil para o consumidor gerenciar tantas contas e pontos diferentes, com seus respectivos logins, senhas e prazos de validade dos pontos. Na tentativa de resolver esse problema, a Oktoplus, uma start-up de Santa Catarina, criou um app homônimo (Android, iOS) para gerir programas de pontos e de milhas. Através dele, o consumidor brasileiro acompanha o saldo que tem em cada programa e é avisado quando seus pontos estiverem prestes a expirar, além de ficar sabendo de eventuais promoções de resgate.

São mais de 53 planos hoje integrados ao aplicativo, incluindo alguns dos mais populares do País, como Dotz, Multiplus, Livelo, Km de vantagens, Claro Clube, Oi Pontos, Vivo Valoriza, Pão de Açúcar Mais, Starbucks, HHonors, dentre outros. Até o fim o ano a empresa espera alcançar 70 programas cadastrados e 300 mil usuários, que representarão entre 5 e 6 bilhões de pontos gerenciados, informa seu presidente, Bruno Nissental, em entrevista para Mobile Time. Atualmente, a base de usuários do Oktoplus soma cerca de 4 bilhões de pontos.

Dentro do app, o usuário seleciona os programas dos quais participa. É preciso informar sua senha em cada um deles. Caso não lembre, o Oktoplus se encarrega de pedir o resgate dela – basta informar o CPF ou email utilizado no cadastro. Uma vez conectado, o usuário passa a acompanhar seu saldo em cada programa e recebe notificações quando os pontos estão prestes a expirar, além de sugestões de como gastá-los, sendo informado de promoções temporárias em cada programa. No caso de passagens aéreas, dá para comparar o valor em pontos em diferentes programas para o mesmo destino, assim como os preços em Reais.

Em breve o Oktoplus disponibilzará dentro do app vídeos educativos de curta duração sobre cada um dos programas de fidelidade geridos, para ensinar aos brasileiros como funcionam.

Segurança

Na grande maioria dos casos, a integração é feita externamente, porque os programas de fidelidade não oferecem APIs abertas. Foi adotada, portanto, uma estratégia parecida com a do GuiaBolso, convencendo o usuário a informar o seu login e senha. Por isso, a segurança é levada a sério e comunicada com clareza, para tranquilizar o consumidor. Com a experiência de quem já trabalhou na American Express, na Mastercard e no Multiplus, Nissental fala do assunto:

"Sempre soube que a questão da segurança seria a mais crítica de todas. Um roubo de senha levaria toda a empresa por água abaixo. Por isso, temos uma série de políticas de segurança para que nosso banco de dados seja blindado. Encriptamos todas as senhas. E para desincriptar o código está escondido em outro lugar. Esporadicamente, a cada três meses, fazemos testes com uma empresa de segurança chamada Tempest, a mesma da Multiplus e do Km de vantagens. Nós contamos como está estruturado nosso sistema e damos um mês para eles tentarem roubar as senhas. Até agora passamos em todos os testes", relata o executivo. Vale lembrar que não é possível movimentar os pontos pelo Oktoplus. Para tanto, continua sendo necessário abrir o app ou site de cada programa separadamente.

Modelo de negócios

O uso do Oktoplus é gratuito para os consumidores. Seu faturamento provém de serviços prestados para outras empresas. Uma das fontes de receita consiste na geração de estatísticas sobre precificação de passagens aéreas em pontos. "Conseguimos gerar estatísticas para saber como estão os preços das passagens aéreas em pontos e milhas em todos os programas. É como se fosse um grande sistema de BI (business intelligence). Já tem bancos e companhias aéreas utilizando essa ferramenta", explica Nissental.

Outra fonte de receita virá da cobrança de uma taxa de sucesso junto a programas de fidelidade parceiros por ações realizadas pelos participantes dentro do Oktoplus. Por exemplo: o app pode servir de canal para o cadastro de novos participantes em programas de fidelidade parceiros. "Imagine que você queira se cadastrar em vários programas: basta selecioná-los, preencher algumas informações e a gente automaticamente realiza o resto. Seremos remunerados por essa tarefa, porque é um cadastro inteligente: trazemos mais dados sobre as pessoas", descreve. O Amigo, programa de milhagem da Avianca, é o primeiro a firmar essa parceria. Em breve mais quatro ou cinco vão aderir, afirma.

A Oktoplus já captou R$ 3 milhões em duas rodadas de investimento, lideradas pelo fundo CVentures Primus. E está em fase de expansão da sua base de usuários.