As vendas ao varejo de smartphones (sell-in) tiveram o crescimento de 1% durante o terceiro trimestre de 2019, revertendo a tendência de queda, que perdurava há dois anos. Ao todo foram 352,4 milhões de unidades distribuídas ao varejo entre julho e setembro deste ano, de acordo com relatório elaborado pela Canalys.

A Samsung mantém a liderança, tendo embarcado 78,9 milhões de dispositivos, o que representa aumento de 11%, se comparado com mesmo período do ano passado, e seu market share subiu dois pontos percentuais, de 20,4% para 22,45%, também na comparação ano a ano.

Em segundo, crescendo aceleradamente, está a Huawei, que se recuperou de um segundo trimestre fraco e ficou em segundo lugar com 66,8 milhões de unidades vendidas, aumento de 29%. A Apple, em terceiro lugar, embarcou 43,5 milhões de unidades, uma queda de 7% causada, de acordo com a Canalys, principalmente pelo fraco desempenho do iPhone XR, XS e XS Max antes do evento de lançamento em setembro. Xiaomi e Oppo completaram os cinco principais fornecedores, enviando 32,5 milhões e 32,0 milhões de unidades, respectivamente.

Tabela feita pela Canalys sobre os envios de smartphones ao varejo no mundo

Samsung

Para a Canalys, a estratégia da Samsung em se preocupar mais na expansão de seu market share e menos no lucro operacional está surtindo efeito. A sul-coreana implementou uma estratégia agressiva de novos produtos para recuperar a participação perdida no mercado, como a sua série Galaxy A, que substituiu a antiga família Galaxy J. No topo de linha, aumentou o número de modelos, uma tendência que começou com o Galaxy S10 em fevereiro e continua com o novo Galaxy Note10, que possui dois tamanhos de tela pela primeira vez, além de variantes 5G separadas, que agregam custo e complexidade à Samsung, e impactaram a lucratividade no segmento mais sofisticado.

“O 5G é o próximo campo de batalha da Samsung”, disse o diretor de pesquisa da Canalys, Rushabh Doshi. “É um dos poucos fornecedores de smartphones a projetar seus próprios chipsets e modems. Portanto, não se restringe ao ciclo de inovação de um fornecedor de componentes de terceiros como a Qualcomm. Se a Samsung se mover mais rápido que a Qualcomm, poderá vencer a corrida para smartphones de gama média com 5G. Seu recente anúncio do Galaxy A90 5G e o próximo chipset Exynos 980 destacamsuas prioridades estratégicas.”

Huawei

Depois de um segundo trimestre prejudicado com as tensões comerciais entre China e Estados Unidos, a Huawei sentiu um aumento impressionante no setor de 29%. Sua força está em seu país natal, mas também viu um bom desempenho em outros mercados estrangeiros, de acordo com a Canalys, onde o volume aumentou sequencialmente de 21,5 milhões no segundo trimestre para 25,3 milhões no terceiro.

Apple

A queda da Apple foi um pouco menor do que vinha sendo nos últimos trimestres. Durante o anúncio do balanço financeiro da empresa, na quarta-feira, 30, o CEO da companhia Tim Cook disse estar muito otimista com o aumento das vendas dos iPhones 11, devido aos bons comentários na imprensa especializada e de seus consumidores, mas também por conta do agressivo desconto na troca de um iPhone XR pelo último modelo, lançado no fim de setembro.

A principal questão sobre a Apple é sua demora em produzir smartphones habilitados para a tecnologia de rede de quinta geração, algo que só deve acontecer em setembro de 2020. “A Apple precisará de uma estratégia não convencional para manter seu volume alto nos estágios iniciais do próximo ano, o que torna surpreendentes os rumores sobre o lançamento de um iPhone de nível básico no primeiro semestre de 2020 ”, disse Vincent Thielke, analista da Canalys.

Gráfico da Canalys aponta um ligeiro aumento, de 1%, no envio de handsets ao varejo de todo o mundo