A crise da falta de chipsets no mundo causou impacto no total de envios de smartphones ao mercado, que registrou queda de 6% no terceiro trimestre de 2021. O destaque do período ficou com a Apple. As boas vendas do recém-lançado iPhone 13, ajudaram a empresa de Cupertino a voltar ao segundo lugar do ranking de fabricantes mais enviados ao varejo, com um total de 49,2 milhões de unidades, um crescimento de 14% e a conquista de 15% do market share. Ao todo, foram vendidos 326 milhões de unidades no mundo. Os dados são da empresa de análise de mercado, Canalys.

A Xiaomi desce para a terceira posição, com 44 milhões de unidades enviadas ao mercado, o que representou queda de 7%, mas uma fatia de mercado de 14%. Já a Samsung se manteve na liderança, com 69,4 milhões de aparelhos enviados ao varejo, somando 22% da fatia de mercado, porém, uma queda de 13% em vendas. Oppo e vivo completam o ranking tendo enviado 36,7 milhões e 34,2 milhões de unidades, respectivamente.

De acordo Le Xuan Chiew, analista de pesquisas da Canalys, alguns fatores favoreceram a Apple: os pedidos antecipados do iPhone 13 foram significativos; as lojas físicas da empresa estavam abertas, o que ajuda a impulsionar as vendas; e o fato de ser um aparelho habilitado para o 5G. Mas Chiew destaca ainda que o iPhone 12 manteve vendas consistentes, com descontos no atacado, além do fato de a empresa progredir em novas iniciativas de vendas no B2B em todo o mundo e de que muitas operadoras direcionaram seus clientes para aparelhos 5G, priorizando a Apple em seu portfólio.

Outro dado importante que a Canalys trouxe sobre o mercado de smartphones no mundo é que a Samsung vendeu 3 milhões dos seus dobráveis, o Galaxy Z Flip3 e Fold3.