Ilustração: Cecilia Marins

[Atualizado às 19h35 do dia 31/10/2022 para adicionar um novo posicionamento da Meta] Uma instabilidade no Instagram (Android, iOS) foi relatada, nesta segunda-feira, 31, ao redor do mundo. Principalmente na parte da manhã (horário do Brasil), muitos usuários não conseguiam acessar sua conta. Outros disseram que ela havia sido suspensa ou desativada sem motivo aparente. Também houve relatos de perda de milhões de seguidores, provavelmente ligada à desativação dessas contas. 

De acordo com o DownDetector, que monitora instabilidades nas redes sociais, os relatos começaram a surgir por volta de 10h, no mundo todo. A maior parte das reclamações foram de pessoas que tiveram a conta bloqueada. A mensagem na plataforma dizia que o usuário havia violado as diretrizes da rede social. À tarde, os relatos diminuíram.

“Hoje mais cedo, um bug fez com que algumas pessoas tivessem dificuldade para acessar suas contas no Instagram. Isso fez com que um pequeno número de contas notassem uma mudança temporária na quantidade de pessoas que as seguiam. Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos os impactados e pedimos desculpas pelo inconveniente”, disse um porta-voz da Meta, no fim do dia.

No Twitter (Android, iOS), o trending topic “O Instagram” chegou ao topo da plataforma, nesta segunda-feira, com mais de 100 mil tuítes falando sobre o assunto. Nos Estados Unidos, a hashtag “Instagramdown” também liderou entre os tópicos mais comentados.

“Estamos cientes de que alguns de vocês estão tendo problemas para acessar sua conta do Instagram. Estamos analisando e pedimos desculpas pelo inconveniente”, escreveu o Instagram em sua conta oficial no Twitter. “Estamos trabalhando nisso”, disse Adam Mosseri, CEO do Instagram, horas depois.

Também houve diversas queixas sobre perdas repentinas de um grande número de seguidores, ligadas às suspensões de contas. Juliette, GKay e outros influenciadores brasileiros relataram o problema publicamente. A conta do jogador Cristiano Ronaldo perdeu 3 milhões de seguidores. A própria página oficial do Instagram na plataforma perdeu mais de 1 milhão.

De acordo com o The Verge, milhões de usuários teriam sido afetados, baseando-se no número de seguidores que algumas contas perderam. O site afirmou que os relatos teriam sido principalmente entre usuários de iPhone. Para alguns, o app já vinha apresentando instabilidade há alguns dias.

“Sabemos que algumas pessoas, em diferentes partes do mundo, estão tendo dificuldades para acessar suas contas no Instagram. Estamos trabalhando para solucionar o problema o mais rápido possível”, afirmou um porta-voz da Meta. Não foram dadas explicações sobre o que houve.