A Justiça Eleitoral lançou nesta sexta-feira, 1, o aplicativo E-Título (Android). Conforme noticiado pelo Mobile Time durante o Bots Experience Day na semana passada, o app permite ao cidadão ter uma versão digital de seu título eleitoral em seu smartphone ou tablet.

O app foi desenvolvido pela equipe de tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). Além do documento, o usuário pode ver suas informações de sua situação com a Justiça eleitoral – um QR Code é fornecido para confirmar essa informação -, ver sua zona eleitoral e local de votação.

Para usar o app, o eleitor precisa inserir as suas informações pessoais (nome, nome da mãe, nome do pai e data de nascimento), além do número do título de eleitor. Uma vez validado, ele tem acesso ao documento que fica armazenado apenas no seu dispositivo.

No futuro, o app pode ter outros serviços do TSE, como a opção de justificar o voto. Em dez dias, o app deve ganhar uma versão para iOS. Importante frisar que a utilização do E-Título não substitui nem elimina o documento de papel. Além disso, o usuário ainda deve comparecer à zona eleitoral na hora da votação com um documento com foto.