A jornada do Facebook em direção a vídeo ganhou um novo capítulo na quinta-feira, 10, com o lançamento da plataforma Facebook Watch nos Estados Unidos. O espaço criado pela rede social é uma aba que mostra uma grade de programas em vídeo, algo que bate de frente com as televisões e com os apps de vídeo, como o YouTube.

A plataforma está aberta a criadores de conteúdos e veículos de mídia dos Estados Unidos. Produtores de vídeos como Kitchen Little (Testemade), a escritora Gabby Bernstein, Nas Daily e a Liga de Baseball Norte-Americana (MLB) já possuem canais no Watch. Outro destaque da plataforma é o fato de ela é personalizada por programas que os seguidores e comunidades de um usuário assistem, através de reações dos internautas – vide comentários, curtidas, compartilhadas e reações.

Inicialmente, o Facebook informa que disponibilizará o Watch para um pequeno grupo de usuários como teste. No futuro, a empresa leveará sua programação de vídeo para dispositivos móveis, PCs, notebooks e aplicativos de TVs.