É muito comum usuários tentarem assistir a vídeos online, mas não conseguirem por falta de conexão. Para atender a este público, o YouTube lançou no começo deste ano o YouTube Go (Android), uma ferramenta que permite baixar e armazenar vídeos da plataforma em seus smartphones.

A tecnologia foi lançada em 2016 na Índia, mas só ganhou escalabilidade global em 1º de fevereiro, quando chegou a 130 países. Na atualização, o app ganhou opções como: vídeos em alta qualidade, descoberta de conteúdos mais novos e compartilhamento via Bluetooth.

Embora tenha recebido boas opções, o app manteve sua característica simples. A aplicação de vídeo possui apenas cinco botões na tela: início, na tela de baixo; vídeos salvos; envio e recebimento de vídeos; busca e pesquisa de novos vídeos.

O app ainda pode ser considerado como uma versão lite do YouTube. Enquanto sua versão principal consome em média 80 MB, o YouTube Go utiliza 30 MB.

Contudo, por ser menor e trabalhar offline, ele não possui funções mais parrudas do YouTube, como diminuir o tamanho da tela, deslizar para remover vídeos, criar listas de favoritos, seguir canais, rolagem infinita, subir vídeos na plataforma, entre outros.