O mercado de chatbots está em ebulição no mundo todo. Mas qual é o tamanho dele no Brasil? Quantas empresas comercializam a produção de chatbots no País atualmente? Quantos bots elas já lançaram juntas e qual o volume mensal de mensagens trocadas por esses robôs atualmente? Em quais estados da federação essas empresas estão localizadas? Quais os modelos de negócios mais comuns no desenvolvimento de bots: cobrança por projeto ou como serviço? Quais as ferramentas de desenvolvimento e de inteligência artificial mais utilizadas? Quais os canais mais populares para a publicação dos bots? Estas são algumas das perguntas que Mobile Time procura responder em um projeto inédito no Brasil chamado Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, um relatório que funciona como uma fotografia do mercado de chatbots no País e que acaba de ser disponibilizado para download gratuito no site www.panoramamobiletime.com.br.

Nesta edição foram mapeadas 60 empresas que comercializam a produção de bots no Brasil. A maior parte delas respondeu, ao longo dos meses de outubro e novembro, a um questionário on-line criado por Mobile Time. Outras foram identificadas a partir da própria cobertura diária do mercado de bots realizada por este noticiário. Ao todo, essas empresas criaram até agora cerca e 8 mil bots que trafegam 500 milhões de mensagens por mês. Ao fim do relatório há um guia de desenvolvedores de bots, com os contatos comerciais de todas as empresas que responderam ao questionário e que autorizaram a publicação de seus emails e telefones comerciais.

Será produzida uma nova edição atualizada do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots em 2018. A abertura do novo questionário será divulgada oportunamente no site do Mobile Time e também na pagina do Bots Experience Day, seminário organizado por este noticiário sobre o mercado de chatbots, cuja quarta edição será realizada em agosto de 2018, em São Paulo.