O Brasil está presenciando um crescimento expressivo no número de empresas que trabalham com bots. Entre elas há desenvolvedores, agências de publicidade, fornecedores de plataformas, integradores de SMS, start-ups de tecnologia, dentre outras.Todas estão ajudando a escrever a história do mercado brasileiro de bots e de inteligência artificial. Muitas já foram tema de matérias neste noticiário, outras tantas ainda serão. Além de acompanhar o desenvolvimento desse setor por meio de entrevistas e reportagens, Mobile Time prepara agora um mapa do ecossistema brasileiro de bots.

Para tanto, será realizado um levantamento que terá como base todo o conteúdo sobre o tema já publicado por Mobile Time, assim como um questionário online para ser respondido pelas empresas do setor. O questionário tem como objetivo coletar informações básicas sobre a operação de cada participante desse mercado, como por exemplo: Quantas empresas atuam nesse mercado?; Quais os modelos de negócios mais comuns?; Quais os canais mais utilizados como interface para os bots?; Quais as ferramentas de desenvolvimento mais populares?

Os dados coletados serão tratados e analisados de forma coletiva, compondo uma fotografia atual do setor. O mapa do ecossistema brasileiro de bots será apresentado na forma de um relatório que será disponibilizado para acesso gratuito no site Mobile Time. O documento funcionará também como uma espécie de guia do setor, incluindo os contatos comerciais das empresas participantes.

As informações para a primeira edição do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots serão levantadas desde agora até o fim de outubro. Participe aqui, respondendo ao questionário online.