O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) lançou seu aplicativo nesta semana, o SPC Consumidor (Android). Por meio do app, os usuários podem fazer o cálculo do seu bem-estar financeiro e comparar com a média nacional. Para analisar seu perfil, o usuário preenche seu cadastro e responde a questões básicas como idade, sexo, objetivo de vida, além de questões como “consigo manter um gasto inesperado” ou “estou garantindo meu futuro financeiro”. 

Ao final da análise, o SPC Consumidor mostra a pontuação do consumidor e uma breve descrição do seu perfil financeiros. A pontuação pode variar entre 0 e 100 pontos, sendo 0 um nível crítico de finanças e 100 uma vida financeira completamente saudável. Vale frisar, a média nacional é de 47,5 pontos.

O usuário ainda consegue receber dicas de educação financeira, o status de seu score financeiro, se está com o nome negativado, informações de certificado e assinatura digital. Em breve, o app deve ganhar uma versão para dispositivos Apple (iOS).

Importante frisar que os cálculos são feitos com base no Indicador de Bem-Estar Financeiro, feito em parceria pelo SPC Brasil com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e que tem como base o modelo do Consumer Financial Protection Bureau (CFPB).