90% dos paulistanos disseram que não sabem o que é uma fintech. E 89% disseram que nunca usaram. Os dados são de uma pesquisa feita pela Cantarino Brasileiro com 392 pessoas na cidade de São Paulo, entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro de 2017. Do grupo entrevistado, 52% eram mulheres e 48%, homens. 6% eram da classe A; 31%, da B; e 63%, da classe C.

O estudo revelou que os consumidores jovens são os que usam as start-ups de finanças com mais frequência. Dos entrevistados entre 16 e 24 anos, 21% disseram que utilizam serviços de fintechs; entre 25 e 34 anos, a porcentagem cai para 17%.

Este cenário é similar para a utilização de cartões de crédito das fintechs pelos consumidores. De acordo com a análise, 17% das pessoas de 16 a 24 de idade utilizam os meios de pagamentos das start-ups. Já entre os usuários de 25 a 34 anos, o índice fica em 13%.

De acordo com João Pedro Cantarino, diretor do instituto e responsável pela pesquisa, o estudo demonstra que existe uma grande necessidade para as fintechs educarem seus usuários e possíveis clientes sobre suas vantagens, regulamentações e garantias de operação.

Tradicional x Digital

Nas perguntas de múltipla escolha da pesquisa, os dispositivos móveis aparecem como o meio mais usado para os consumidores consultarem suas contas, sendoo preferido de 50% deles. Os devices – considerando tablets e smartphones – ficam à frente de computadores (48%), caixa eletrônico (48%) e caixa agência (42%). Sobre transações, há um empate entre computador e aparelhos mobile (42% cada), seguido por caixa eletrônico (38%) e caixa na agência (33%).