A prefeitura de São Paulo apresentou na semana passada o aplicativo Táxi SP (Android, iOS) que pretende disputar com o 99, Easy e Vá de Táxi o mercado de transporte individual de passageiros. O app foi desenvolvido em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro, conforme havia sido adiantado por este noticiário em agosto. É esperado que entre em operação dentro de 90 dias por um período de teste. Na capital fluminense, o app opera em versão beta desde junho e teve 10 mil condutores cadastrados.

De acordo com o prefeito João Doria, o app de táxi municipal terá taxas mais baixas do que seus rivais e o taxista pode escolher o percentual de desconto que deseja dar ao passageiro. O Táxi SP terá opções de pagamento em dinheiro, cartão de débito e de crédito. Ele será administrado pela Secretaria Municipal de Transportes e pela Prodam-SP quando lançado.

Além de ser um concorrente menos oneroso aos motoristas de táxi, o Táxi SP vai gerar dados sobre o trânsito da cidade, uma vez que os motoristas serão monitorados por geolocalização. Com o app, o condutor também terá a opção de informar sobre buracos, lixo entre outros problemas encontrados nas vias paulistanas.