O CPqD e a Exati desenvolveram uma solução para telegestão da iluminação pública para as cidades brasileiras. A plataforma é um gateway que gerencia uma rede de comunicação sem fio (Wi-Fi) e que com isso pode gerir uma rede inteligente de iluminação.

Como diferenciais do gateway estão: o módulo de comunicação que alcança a área de mais 1 Km de raio, ou vários quarteirões em um bairro; seu uso como ponto de acesso para sensores com Bluetooth Low Energy (BLE), como semáforos inteligentes, sensores de estacionamento e pulseiras de localização; e o protocolo de roteamento, capaz de atender centenas de módulos com um único concentrador.

A solução será fabricada e comercializada pela Exati e destaca-se por outro fator, a possibilidade de controlar outros dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT). Além disso, a solução de iluminação publicada ainda pode ser integrada à Plataforma Aberta de IoT do CPqD. Inclusive, a Exati adicionou sua solução ao espaço do CPqD para utilizá-los no ecossistema das cidades inteligentes e seus sensores.