As Application Programming Interfaces (APIs), ferramentas que ajudam na integração de funções e serviços em aplicativos e plataforma web, estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas. Atualmente 87% das grandes e médias empresas possuem de 1 a 20 aplicativos usando APIs.

Essa é uma das revelações da pesquisa “O Estado das APIs no Brasil 2017” feita pela IDG em parceria com a Sensedia com 145 líderes de empresas de grande, médio e pequeno porte do País. Foram ouvidos gestores de companhias de software, TI, bancos, e-commerce, educação, seguros, saúde, telecomunicações e transportes.

Considerando as respostas gerais, 75% dizem que veem as APIs como forma de integrar e agilizar processos internos. Em uma série de respostas de múltipla escolha, os executivos ainda disseram que as APIs ajudam a expandir sua proposta de valor (70%), criar um ecossistema de parceiros (55%) e fomentar a inovação (50%). Quem decide sobre a instalação de APIs nas companhias são as áreas de TI (87,5%), arquitetura (51%), canais digitais e inovação (36%) e marketing e vendas (33%).

Vale destacar que 65% das grandes empresas usam APIs para apps em integrações internas; 40% delas já possuem equipes dedicadas às APIs; e 45% das empresas grandes usam métricas para avaliar APIs, principalmente de consumo de produtos e serviços e parceiros conectados.