A interface inteligente da Samsung, a Bixby (Galaxy Apps) foi liberada esta semana para mais de 200 países, inclusive o Brasil. No entanto, os recursos de voz do aplicativo estão apenas em inglês e coreano e para usuários do Galaxy S8 e S8+. Portanto deve-se levantar a questão, vale a pena usar a tecnologia?

Comecei a testar recentemente a assistente para o futuro review do Galaxy S8+ para o Mobile Time e pude perceber que ela está em seus primeiros passos e requer uma certa paciência. Mesmo se você estiver com o inglês bem afiado, tomando cautela para não empapuçar com saliva e forçando para esconder seu sotaque, a Bixby engasga um pouco para entender certas frases simples, como “close all apps that are open” (“feche todos os aplicativos que estão abertos”) ou “set alarm for 7 AM” (“definir alarme para 7h”).

De todo modo, é divertido apertar o botão da Bixby e perguntar “who is your father” (quem é seu pai), “who is your god” (quem é seu Deus) e “what is the meaning of life” (qual o sentido da vida) para a assistente ver que o mundo não é tão robótico.

O recurso de reconhecimento de imagens e textos, a Bixby Vision, demora um pouco para entender objetos simples, como uma caderneta, e remete direto ao Pinterest. O reconhecimento de pontos de interesse por imagem não funciona, ou pelo menos não deu certo comigo diante do Masp e da Ponte Estaiada de São Paulo, por exemplo. Por outro lado, Vision vale bem para enófilos, enólogos e sommeliers, uma vez que reconhece rótulos de vinhos, neste caso com mais rapidez. Os textos no Bixby Vision poderiam ter uma opção para busca na web, por exemplo, mas servem apenas para tradução e para compartilhar com outras pessoas. 

A assistente possui 3 mil funções pré-definidas (comandos rápidos) e o ideal é segui-las à risca. No fim das contas, percebe-se que Bixby não está longe de se tornar uma Siri. Mas, para os usuários brasileiros, o ideal é esperar por uma versão português.

A Bixby é um aplicativo disponível somente para os modelos Galaxy S8, S8+ e o recém-anunciado Note 8, todos da Samsung.