A Samsung liberou um kit de desenvolvedor para sua assistente virtual, a Bixby, nesta quarta-feira, 7. Durante o evento para desenvolvedores da companhia, SDC, o kit de ferramentas foi apresentado por Eui-Suk Chung, líder de software e inteligência artificial da Samsung, que confirmou um vasto investimento da empresa nessa tecnologia nos próximos dois anos. “Nossa visão com a Bixby é muito ampla. Até 2020, todos os dispositivos Samsung terão inteligência artificial embarcada. Para isso, criamos sete centros de IA ao redor do planeta, planejamos contratar 1 mil especialistas em inteligência artificial e investiremos US$ 22 bilhões”, disse Chung.

“IA vai transformar a experiência em eletrônicos. Por isso estamos colocando a Bixby em mais dispositivos, como relógios, TVs, geladeiras, tablets e smart speakers. Além disso, estamos levando cinco idiomas – inglês britânico, francês, italiano e espanhol – para a Bixby e estamos nos tornando mais abertos para ideias com Bixby Kit para desenvolvedores”, completou o executivo.

Por meio da solução Bixby Developer Studio, os profissionais terão acesso a um conjunto de ferramentas para criar e treinar ações com Bixby, como o Bixby Capsules, uma opção para criar serviços mais rápidos para a assistente virtual. Além disso, a Samsung colocará o Bixby Marketplace, para os desenvolvedores disponibilizarem suas soluções mais facilmente aos consumidores.

De acordo com Dog Kitllaus, CEO da Viv Labs (os criadores da Siri e da Bixby), o mercado de IA ainda é imaturo e tem muito espaço para crescer. Por isso, o desenvolvimento do novo kit foi para deixar o desenvolvedor o mais livre possível. Para isso, o kit tem as mesmas ferramentas que os engenheiros da Samsung e do Viv Labs usam.

“Não há limites para usar e testar a Bixby”, ressaltou Kitllaus. “Para nós, isto significa a democratização da inteligência artificial”.

IoT

Em Internet das Coisas (IoT), a companhia apresentou uma atualização do SmartThings Developers Workspace, com melhorias que permitem criar e lançar soluções na plataforma de IoT da Samsung, e fácil integração com soluções conectadas em Zigbee ou Z-Wave. Entre as ferramentas do Developers Workspace estão SmartThings Cloud Connector, SmartThings Device Kit e o SmartThings Hub Connector.