A fabricante sul-coreana Samsung apresentou nesta quarta-feira, 23, o seu phablet – como são chamados smartphones com tela de mais de 5.5 polegadas –, o  Galaxy Note 8. Em sua nova versão que substitui o problemático Galaxy Note 7, o dispositivo móvel traz duas câmeras traseiras de 12 MP e uma frontal de 8 MP.

Com tela de 6,3 polegadas e bordas curvilíneas, o phablet terá duas opções de processadores: plataforma mobile Qualcomm Snapdragon 835 ou Exynos octa-core, dependendo de cada mercado. Como de praxe nesta família de aparelhos, a caneta S-PEN dos tablets Galaxy Tab acompanha o Galaxy Note 8.

A memória RAM é de 6 GB e o dispositivo terá modelos com 64 GB, 128 GB ou 256 GB de espaço (expansível para 256 GB com microSD), além de resistência a poeira e água cm certificado IP68, carregamento wireless, conexão LTE Cat.16 (suporta até 1 Gbps de download e 150 Mbps de upload), Bluetooth 5.0, conexão Wi-Fi, conectividade 4G, Samsung Pay, assistente virtual Bixby, Android Nougat (7.1.1) e bateria de 3.000 mAh.

O Galaxy Note 8 será vendido nas cores preto, ametista, dourado ou azul, a partir de setembro para o mercado internacional. Para alguns países, o phablet terá opção com duas entradas de chips para operadora, Dual SIM. No mercado norte-americano, o dispositivo começa sua pré-venda nesta quinta-feira, 24, nas quatro principais operadoras do país. A chegada do device nas lojas será no dia 15 de setembro. De acordo com o site The Verge, o preço sugerido do Galaxy Note 8 desbloqueado e sem contrato com operadoras é US$ 929.