A Samsung anunciou nesta quarta-feira, 4, o lançamento do smartphone Galaxy Note 3, uma nova versão do tablet Galaxy Note e, confirmando os rumores do mercado, o relógio inteligente Galaxy Gear.

O dispositivo vestível funcionará como um apoio ao smartphone e, por enquanto, só é compatível com os também recém-lançados Galaxy Note 3 e Galaxy Note 10.1. Ele permite que o usuário faça e receba ligações, leia mensagens e tire fotos. As especificações incluem um display AMOLED de 1.63 polegadas, processador de 800 MHz, 512 MB de RAM, bateria de 315 mAh com duração prevista de um dia, câmera de 1.9 MP e conexões 3G, Wi-Fi e Bluetooth.

A fabricante sul-coreana se adiantou em fazer parcerias com empresas de aplicativos, como o RunKeeper, que monitora os exercícios de corrida do usuário. Segundo o site Engadget, cerca de 70 aplicativos, incluindo o Evernote e o eBay, estarão disponíveis quando o dispositivo chegar ao mercado, a partir de 25 de setembro. Nos Estados Unidos, o Galaxy Gear vai custar US$ 299.

Smartphone e tablet

O Galaxy Note 3 (foto abaixo) dá continuidade à linha de phablets com uma tela de 5.7 polegadas, mas é mais fino do que seu antecessor e pesa 168 g. Compatível com 4G, o modelo vem com Android 4.3, câmera traseira de 13 MP e frontal de 2 MP,com gravação de vídeo Ultra HD e bateria de 3.200 mAh. A caneta S Pen também ganhou melhorias para o aparelho.

A Samsung também lançou o tablet Galaxy Note 10.1, que tem como maior atualização a tela com resolução de 2560×1600 para competir com o Retina Display da Apple. Outras características são o processador de 1.9 GHz, câmera traseira de 8 MP e frontal de 2 MP, e o uso da caneta S Pen.

O tablet Galaxy Note 10.1 terá versões de 16, 32 e 64 GB, mas seu preço e chegada ao mercado não foram divulgados. O Smartphone Galaxy Note 3 começará a ser distribuído em 149 países no final de setembro.