O aplicativo do youtuber brasileiro Felipe Neto (Android, iOS) conseguiu em poucas semanas alcançar a marca de 400 mil downloads, o que o levou à liderança no ranking de apps gratuitos das duas principais lojas de aplicativos, a App Store e a Google Play, informa a Fan Hero, desenvolvedora do produto. Na noite desta sexta-feira, 29, Felipe Neto ainda estava em primeiro lugar na App Store nacional, à frente de WhatsApp, Facebook, Instagram e Facebook Messenger, nesta ordem. Na Google Play, onde a disputa é mais acirrada pelo tamanho da base de usuários, já havia caído para a quarta posição.

O aplicativo traz uma série de conteúdos exclusivos produzidos pelo artista. Alguns estão disponíveis de graça. Outros são reservados a assinantes, que precisam pagar R$ 9,49 por mês.

Para promover seu aplicativo, Felipe Neto fez uma transmissão ao vivo no YouTube na última quinta-feira, 28, que, depois de encerrada no site de vídeos, continuou exclusivamente dentro do aplicativo, levando seus fãs a baixarem o app para poderem assistir. O artista tem mais de 14 milhões de pessoas inscritas em seu canal no YouTube.

Análise

O aplicativo de Felipe Neto não é o primeiro a ser catapultado ao topo dos rankings das lojas com a promoção de um YouTuber, no caso, o próprio dono do app. Algumas semanas atrás, o capixaba PicPay também conseguiu o mesmo feito depois de uma bem-sucedida campanha com influenciadores digitais, dentre os quais Felipe Neto e a turma do Porta dos Fundos.