Em conversa recente com Mobile Time, o secretário de Cultura do estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, detalhou um pouco a estratégia de conteúdo digital que o governo vem desenvolvendo. Como parte da estratégia de divulgação das criações e o estreitamento da cultura estadual com público está o serviço de vídeo e streaming sob demanda, Cultura em Casa (Android, iOS).

Lançado no começo da pandemia do Novo Coronavírus em 2020 pela associação Amigos da Arte, Sá Leitão explicou que a plataforma tem um acumulado de 8 milhões de visualizações e 3,5 milhões de usuários únicos.

Além de vídeos com shows ao vivo, espetáculos teatrais e eventos especiais, o serviço tem podcasts e agenda de conteúdos que entrarão na plataforma. Tudo gratuito. Ao todo, o app de cultura em vídeo do estado de SP tem mais de 4 mil itens nas seguintes categorias: música; dança; ópera; museus; cinema; humor; cultura popular; séries; teatro; literatura; circo; infantil; gastronomia; e especiais.

O app é bem construído e tem uma ótima fluidez e navegabilidade, mas tem alguns “poréns”. As gravações são do canal Cultura Em Casa hospedadas na conta YouTube do estado. O mesmo acontece com os podcasts, sendo que o player usado é o Spotify. Ou seja, não existe um reprodutor de mídia nativo do app.

Além disso, os vídeos que são disponibilizados no YouTube não entram no app imediatamente. Um exemplo é o show de Nando Reis em comemoração ao primeiro ano da reinauguração do Museu da Língua Portuguesa. Celebrada e transmitida ao vivo no último domingo, 31, a apresentação está disponível apenas no YouTube. Apesar de o vídeo aparecer no app, quando clicada no Cultura em Casa aparece os dizeres “Isto É Privado” e o vídeo não reproduz.

O lado bom é que não há nenhuma barreira para que usuários de outros estados acessem a ferramenta. Basta a pessoa se cadastrar com e-mail e senha. Inclusive, o app tem parcerias com secretarias culturais de outros estados, como a do Rio Grande do Sul.