O assédio é um dos problemas mais graves do País. Segundo dados de uma pesquisa do Datafolha de 2018, 42% das mulheres já sofreram algum tipo de assédio, sendo mais comuns entre as escolarizadas (57%) e de renda mais alta (58% com mais de dez salários-mínimos). Essas atitudes afligem principalmente em momentos de vulnerabilidade, como em corridas de app, quando uma passageira está sozinha com um motorista, ou motorista sozinha com um passageiro.

Para evitar esse tipo de situação, a 99 (AndroidiOS) tem investido em tecnologias que ajudaram a reduzir em 13% as ocorrências de assédio – por milhão de corridas – na plataforma, na comparação entre julho de 2020 e um ano depois.

Uma dessas tecnologias é o recurso de gravação de áudio. Funcionando tanto para condutoras como passageiras, a solução pode ajudar a prevenir comportamentos inadequados e aplicar medidas corretivas, como a suspensão ou o bloqueio do agressor.

A equipe da 99 encaminhou para Mobile Time um guia com imagens de como ativar a gravação de áudio no aplicativo. Segue abaixo:

  1. Clique no escudo azul da tela inicial. A opção gravar áudio da corrida pode ser acessada no escudo azul, o Assistente de Segurança, onde estão reunidas todas as funcionalidades de proteção do app, como ligar direto para a Polícia;

  2. Selecione a opção ‘Gravar áudio da corrida’. Ao clicar, o usuário será direcionado para uma tela que dará início à gravação. Lembrando que esse recurso só estará disponível quando a corrida for iniciada;

  3. Permitir acesso ao microfone. Após selecionar essa opção, importante o usuário permita que o app da 99 tenha acesso ao microfone do dispositivo;

  4. Concordar e iniciar. Por fim, o aplicativo estará pronto para começar a gravação de áudio em tempo real. A gravação pode ser iniciada a qualquer momento durante a corrida e só será interrompida automaticamente quando a corrida terminar. Os dados serão enviados e armazenados na Central de Segurança da 99, seguindo as regras da LGPD.

Além do gravador, a 99 tem outras soluções de proteção, como: assistente virtual com inteligência artificial; câmeras de segurança com olho de peixe e visão noturna; monitoramento de corridas via GPS; botão de emergência para ligar diretamente para a polícia; compartilhamento de rotas com contatos de confiança; e a Central de Segurança (telefone 0800-888-8999) com atendimento humanizado.