Campanha da plataforma do Lonely Planet no Facebook

Uma das principais atividades que a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov 2) tirou das pessoas foi a possibilidade de viajar e conhecer novos lugares. Embora pareça um pouco distante com a média móvel de mortes subindo no Brasil – acima dos 600 óbitos, segundo o Conass nesta quarta-feira, 2 –, não custa sonhar e se planejar para eventualmente voltar a viajar rumo ao desconhecido, porém com segurança.

Um aplicativo que é bem interessante para conhecer as nuances e segredos de locais para viajar (ou ir para o desconhecido sem sair de casa) é o Guides by Lonely Planet (Android, iOS). Criado pela editora Lonely Planet que possui 130 milhões de livros em 13 idiomas, o app tem todo seu arcabouço informativo baseado nessas publicações – que basicamente cobrem o mundo todo.

Ao todo, o Guides tem 8 mil guias em textos, imagens em 360 graus, mapas de cidades, além de mais de 350 mil dicas de lugares para visitar. Também há 350 capítulos de viagens da TV Lonely Planet. Entre suas principais funções há mapas offline para o usuário trafegar em uma cidade e a possibilidade criar uma lista de locais favoritos, sendo que cada espaço tem detalhes sobre o que comer, beber, comprar e até locais para ficar.

Tudo desenvolvido pela equipe de escritores da editora.

Agora, uma coisa muito legal e inovadora que a Lonely Planet traz no Guides é uma versão da retrocompatibilidade, algo que ficou famoso nos consoles. Aqui, o usuário que possui algum livro físico da editora pode escanear o código de barras do livro/guia e terá acesso ao conteúdo digital daquela localidade.

O app também tem funcionalidades como calculadora de câmbio, livros de frases básicas para viagens em 19 idiomas, busca por região ou palavra, guias de como é a vizinhança do local, informações de transporte, além de conteúdos atualizados – como os melhores lugares para visitar em 2022.

O app é freemium e permite acesso a seis conteúdos gratuitos por mês. Para acesso sem restrições, a assinatura custa a partir de R$ 19,90 via Google Play ou App Store. O lado ruim é que ele está apenas em inglês.